domingo, 16 de janeiro de 2011

Aula 24 - Densidade. Contaminações. Luz Total.

A densidade de uma tinta é a medida da sua opacidade. Quando temos um grande valor de densidade é porque a tinta é muito opaca.

A densitometria é a técnica de medição do grau de escurecimento (ou enegrecimento) adquirido por uma emulsão fotográfica exposta, revelada e fixada. O escurecimento pode ser mais ou menos “forte” ou “denso”. Portanto, os termos escurecimento e densidade são sinônimos em fotografia. A densidade determina a quantidade de luz que passa pelo filme negativo, ou a que é refletida pela cópia fotográfica.

A medição da densidade, também chamada de densidade óptica, é realizada por um densitômetro(de reflexão ou de transmissão), instrumento que mede a capacidade de imagens ou de suportes opacos ou transparentes de absorver a luz incidente.


Existem densitômetros ópticos, cuja leitura baseia-se na comparação visual entre a transparência das áreas individuais de uma imagem fotográfica e aquela dos steps (graus) de uma escala de gris, quando ambas forem iluminadas simultaneamente pela mesma fonte de luz.

Os densitômetros de reflexão medem a parte da luz que atinge normalmente nossos olhos. Na maioria desses instrumentos, várias fontes são utilizadas para iluminar a superfície das amostras. A disposição dessas fontes é circular, para eliminar problemas “direcionais”, causados pelo grau de aspereza superficial do papel. Os densitômetros de reflexão são utilizados para avaliar as características de reprodução de originais, provas e impressos cujos suportes opacos refletem a luz incidente.

Esses instrumentos medem a quantidade de luz refletida por uma superfície e calculam atributos como a área de ponto (dot size), o ganho de ponto (dot gain), o contraste de impressão (print constrast), o erro de tom (hue error) e o grau de contaminação de uma tinta (acinzamento).
"http://painelgrafico.blogspot.com/"



Sem comentários:

Enviar um comentário